DIREITO SISTÊMICO
Direito Sistêmico é uma nova abordagem do Direito com o uso de posturas sistêmicas na solução de conflitos judiciais. Esta nomenclatura foi criada pelo juiz Sami Storch para denominar a aplicação de técnicas das leis sistêmicas e das constelações familiares do terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger no âmbito do Judiciário brasileiro.
Essa nova abordagem pode ser utilizada em diversas áreas do Direito e em qualquer fase do conflito, permitindo uma avaliação de forma mais ampla e profunda sobre a origem dos conflitos e as possibilidades de soluções.
As leis sistêmicas de Bert Hellinger são: Lei do Pertencimento, Lei da Ordem e Lei do Equilíbrio. Essas leis são posturas a fim de identificar a desordem para promover a ordem sem qualquer julgamento.
Esse conhecimento vem trazendo profundas mudanças na atuação dos profissionais da área com seus clientes, resultando em uma maior compreensão e ampliação de consciência dos envolvidos e novas possibilidades na resolução de conflitos.
O advogado sistêmico atua com posturas sistêmicas e sem julgamentos colocando-se a serviço do sistema do cliente como um todo, buscando acessar os possíveis desiquilíbrios que tenham ocasionado o conflito, pois cada indivíduo é visto como integrante de um sistema maior: familiar, empresarial, social, dentre outros.
A Corder e Cantares Sociedade de Advogados exerce a advocacia sob o paradigma do Pensamento Sistêmico, com Especialização e Pós-Graduação em Direito Sistêmico® e Meios Adequados de Solução de Conflitos pela Escola Hellinger® (Alemanha) e Faculdade Innovare (São Paulo) desenvolve competências proporcionando aos seus clientes uma ampliação de consciência na percepção das relações e padrões familiares ocultos que deram origem aos seus conflitos, sem impor à elas uma decisão, mas favorecendo a liberação desses padrões, a conciliação e evitando novos conflitos, gerando força aos seus clientes para assumirem a direção de suas vidas.